História


Em abril de 1994 foi criado aquele que seria o primeiro núcleo da Escola de Design o NIQ – Núcleo de ilustração e Quadrinhos que estaria vinculado ao Centro de Extensão ESAP/FUMA e subordinado ao Laboratório de Design Gráfico (Centro de Estudos e Desenvolvimento de Projetos em Design).   Atualmente, o Núcleo está integrado Centro de Estudos em Design da Imagem, coordenado pela professora Rosemary Portugal. Em sua proposta original, o NIQ, buscou integrar e promover os alunos da instituição que possuíam em comum o interesse por HQs; experimentar novas formas e métodos na produção de quadrinhos; investigar, por meio de estudo sistemático, aprimoramento da qualidade das HQs e ainda ampliar o campo de atuação do Laboratório de Design. Teve como principais idealizadores os alunos Vitor Piedade Garcia e Wenderson Sobreira, do 3º período do curso de Programação Visual (hoje Design Gráfico) com a orientação e incentivo dos professores Silvestre Rondon Curvo e Bernadete Teixeira. 
"O Núcleo seria uma extensão do Laboratório de Design Gráfico da Faculdade, que é responsável pela criação e produção de peças e artes gráficas da instituição e teria a colaboração de outro centro de extensão, para auxiliar em contatos e promoção, inclusive internacionais. [...] Com essa infra-estrutura, o Núcleo encontra-se aberto para troca de ideias e sugestões com qualquer pessoa que se interesse por HQ, desde iniciantes até semi-profissionais". (TEIXEIRA, Nísio. Quadrinhos dão sinal de vida na cidade: núcleo de quadrinhos da Fuma e desenhistas independentes produzem trabalhos de qualidade e conquistam espaço lentamente. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 04 nov. 1994. Caderno de Cultura, p.1).
Em seus quase 17 anos o NIQ é responsável por assumir um papel importante junto à sociedade no que tange ao incentivo ao desenvolvimento da ilustração e dos quadrinhos em Minas, por meio de publicações significativas como Legenda Quadrinhos - 1995-1997 e Fansign - 2008, de participações relevantes em eventos como a Primeira Bienal de Quadrinhos em BH (1995) e a Bienal do Livro em São Paulo (1996), além de reunir e consagrar diversos talentos: Marcelo Lelis e Luciano Irrthum, constituindo-se, assim, em um ambiente propício ao desenvolvimento criativo.
Fonte: SILVA, I. G. da. Legenda Quadrinhos: Design, Informação
e Memória, Escola de Design, UEMG: TCC, 2010.


O arquivo abaixo, anexo, trata das Revistas Legenda Quadrinhos e Coleção Fansign.
LEGENDA QUADRINHOS - Design, Informação e Memória (SILVA, I. G. da. Escola de Design, UEMG: TCC, 2010.)

No ano de 2012 a professora, pesquisadora e doutora Eliane Meire Soares Raslan reativa os trabalhos do NIQ – Núcleo de Ilustrações e Quadrinhos no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design da UEMG. Como coordenadora do NIQ, retoma as atividades da Revista Coleções Fansing e Revista Legenda Quadrinhos, como também, cria o GRUPO DE PESQUISA CID – Comunicação, Imagem e Discurso, do Centro de Estudos em Design da Imagem - ED/UEMG, com participação dos alunos voluntários e bolsistas da Escola de Design. Buscando manter o formato de ambas as revistas, como:
Revista Coleções Fansign: publica trabalhos criados especialmente por alunos da ED/UEMG. Trata ilustrações e quadrinhos universitários, aberto a convidados. Nasceu a princípio para aceitar trabalhos autorais, como trabalhos em sala de aula, desde que estivesse usando qualquer um dos elementos de ilustração e quadrinhos. Depois, passou a receber trabalhos que tenham resultados com alguma abordagem final de ilustrações aos quadrinhos. A palavra Fansign vem de Design, por isso a escolha do nome, já que a mesma, representa resultados da ED - Escola de Design da Universidade UEMG.
Revista Legenda Quadrinhos: Trata quadrinhos de autor, com propriedade e experiência. Buscamos divulgar autores brasileiros com seus estilos e histórias próprias. Pessoal novo que estão querendo se lançar, mostrar seus trabalhos. Independente da formação, o intuito principal, é publicar os trabalhos de artistas com traços e estilos próprios. No lançamento da revista Legenda 95, houve uma certa barreira da reitoria, porque não permitia venda e nem doações que pudessem custear a produção da mesma. Perceberam, segundo prof. Silvestre Rondon Curvo, que existia preconceito com o estilo da revista, por considerarem que não cabia ao público universitário, principalmente por tratar de quadrinhos. Em consequência, foi necessário procurar a pró-reitoria que orientou a busca de patrocínio fora da UEMG e foi publicada a Legenda 95 com formato americano. Formato que foi alterado para magazine com a Legenda 96, já que o formato americano perdia muito papel. Legenda Quadrinhos foge do estilo mangá e americano, no entanto permite a semelhança europeia por talvez não seguir a escola de autor. O intuito da revista é que o autor tenha seu estilo próprio, criações dele. Cada autor com seu traço, com sua história, seu personagem não tem semelhanças com outros produzidos no mercado. Registramos o universo próprio do autor. Passa a receber novos trabalhos e a publicar novas edições a partir do ano de 2015. A revista retorna com uma novidade, agora como uma revista periódica, com duas publicações por ano, passa a receber trabalhos de estudantes, pesquisadores, professores e artistas em formato de resenhas, além dos artigos e dossiês temáticos de cunho científico. Os trabalhos são inéditos e expandem o conhecimento para diversas áreas com interesses comuns pela Ilustração e Quadrinhos.
(Fonte: RASLAN, E. M. S., coordenadora do NIQ, 2015)



Figura 01: Da esquerda para direita: Rodrigo Gonçalves, Vitor Garcia e Wenderson Sobreira (idealizadores do NIQ) e Luciano Irrthum. Alunos responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto gráfico Legenda Quadrinhos e das atividades do Núcleo entre 1994-1999.
Fonte: Acervo pessoal de Vitor Garcia.